domingo, 3 de abril de 2011

A Importância das cores dos Alimentos

 

DSC02135

ALIMENTOS :

Como disse outro dia em uma das postagem sobre a felicidade de ver o Thales comendo a sua papinha pela 1º vez e se sujando todo. Teve uma coisa que o Pediatra dele me disse que ao prepara a papinha eu deveria colocar 2 legumes claros e 1 escuro , bom pensei ! por que ? o que tem haver as cores dos alimentos .

Como mãe curiosa que sou fui atrás da resposta , veja ai o porque e qual e a suas importância afinal .

Alimentos/Marrons e Beges

Fornecem uma variedade de vitaminas e minerais fundamentais para o equilíbrio do organismo, entre eles o selênio e fibras, que atuam na redução do colesterol sanguíneo e diminuem a incidência de câncer no trato digestivo.

Alimentos\brancos:
Nestes alimentos são encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

Alimento/ Preto e Roxo

Contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C.
Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1(Tiamina). Essa vitamina, é essencial para a conversão dos carboidratos e outros nutrientes em energia.

Alimento/Vermelhos
Ricos em Licopeno, o responsável pela coloração vermelha, este pigmento tem ação semelhante ao betacaroteno e também é precursor da vitamina A, em geral, é associado à vitamina C e atua como antioxidante. Bom para o coração e para a memória, fortalece olhos e pele, auxilia na prevenção do stress e do câncer, como por exemplo, o câncer de próstata.

Alimentos/ Amarelos e laranjados

Esses alimentos ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico, do coração e da visão. Seus nutrientes mais comuns são o Beta-caroteno e a Vitamina C.
Beta-caroteno ou pró-vitamina A é precursor da vitamina A, responsável pelo pigmento amarelo ou alaranjado é um pigmento importante para a manutenção dos tecidos e dos cabelos, evita o surgimento da cegueira noturna e atua no metabolismo das gorduras.
Vitamina C é um anti-oxidante fundamental para a proteção das células e otimiza a absorção do ferro presente nos vegetais verdes escuros.

Alimentos/Verdes
Ricos em cálcio, fósforo e ferro (que é melhorabsorvido na presença da vitamina C, encontrados nos alimentos amarelo- alaranjados e vermelhos). Fortalecem ossos e dentes, auxiliam o crescimento e a coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, ajudam na produção de glóbulos vermelhos do sangue.
A clorofila é que define a cor deste grupo e é considerada um energético celular. De acordo com a medicina chinesa, o consumo de folhas verdes favorece a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Possuem o alginato de sódio, um quelante dos aditivos químicos, ou seja, esses aditivos não são absorvidos pelo nosso organismo e ajuda a eliminar metais pesados pelas fezes.

Conteúdo retirados do site mulher esperta

Um comentário:

Obrigado por sua visita !deixe uma mensagem ,sugestões.

linkwithin