sábado, 12 de março de 2011

Desenvolvimento motor do Bebê nas suas faixas etárias





Se você e como eu que fica curiosa no que vai acontecer na próxima etapa do meses do Bebês e o seu  desenvolvimento motor . Aqui está uma tabela.

*Vigilância do desenvolvimento da criança.

Vigiar o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida é de fundamental importância ,pois é nesta etapa da vida extra-uterina que o tecido nervoso mais cresce e amadurece , estando portanto mais sujeitos aos agravos . É importante estimular desde cedo o desenvolvimento da criança para que ela adquira autoconfiança, auto-estima e desenvolva capacidade de relacionar –se bem com outras crianças , com a família e com a comunidade . Desse modo terá  maior possibilidade de tornar –se  um adulto bem adaptado socialmente.

*Desenvolvimento motor  do Bebê nas suas faixas etárias :

0 a 3ª meses
1º mês –
Reage perante barulhos muito altos e pode se assustar com barulho inesperado.  
Passa boa parte do tempo dormindo. Quando ouve a voz dos pais, o bebê vira a cabeça.

2º a  3º meses –
O bebê já começa a acompanhar objetos e pessoas com os olhos e reconhece os pais.
Abre e fecha as mãos,  leva-as à boca e suga os dedos. Segura objetos com firmeza por certo tempo . Comunica-se através do choro e ruídos. Imita alguns sons de vogal.
Nesta fase, é importante organizar a rotina do bebê, tornando os horários das atividades fixos, como por exemplo, trocar a fralda depois da mamada ou dar banho todos os dias na mesma hora. 

4º a 7 º meses-
Fica na postura de bruços e se apóia nos antebraços quando quer ver o que está acontecendo ao seu redor. Rola de um lado para o outro.Primeiras palavrinhas PA-pa , ma-ma.
Estende a mão para alcançar o objeto que deseja, transfere-o de uma mão para outra e coloca-o na boca.
Ri quando algo o agrada e quando o desagrada mostra raiva através da expressão facial.
Nesta fase, alguns bebês podem demonstrar medo perante pessoas estranhas.
Movimenta a cabeça na direção do som escutado.
Pára de chorar ao ouvir música.
Fica repetindo os seus próprios sons .

8º a 12º meses –
Fica repetindo os seus próprios sons Engatinha e senta sem apoio.
Consegue ficar em pé com apoio.Aponta para objetos ou pessoas.
Demonstrar raiva quando não é o centro das atenções.
Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia.
Reclama quando é contrariado.
Bate palmas, joga beijo e entende quando lhe dizem tchau.
Balança a cabeça quando não quer alguma coisa.


1º a 2º anos-
Com 1 ano e meio , começa a correr , chutar bola e subir em móveis, se zanga atira objetos. É possessivo, não gosta de compartilha com as outras crianças o brinquedos.Reconhece o próprio nome. Gosta de rabiscar no papel. Ainda não compreende as regras.

2º a 3º anos –
Gosta de dançar, consegue acompanhar o ritmo da música batendo palmas.
Nesta fase a criança está pronta para abandonar o uso das fraldas.
Mexe em tudo e faz mal criação, adora testar a autoridade. Tenta impor suas vontades.
Prefere companhia para brincar. As crianças nesta fase tem uma ótima compreensão, entendem tudo que é dito em sua volta
. 

  3º a 4º anos-
Consegue vestir suas roupas e tirá-las sem ajuda de um adulto.
Gosta de desenhar.Já consegue segurar um  lápis na posição correta.
Se interessa pelo sentimento dos outros e tenta confortar. Compreende os conceitos de igual e diferente.
É capaz de separar os brinquedos por tamanho e cor.

4º a 5º anos –
Domina o uso do talheres .Agarra bola em movimentos e salta com habilidade.
Consegue usar a tesoura , corta papel. Gosta de pensar que esta grande e quer tomar suas próprias decisões.Gosta de inventar suas próprias Histórias . Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números.

*Fique alerta  na tomada de decisão .
Quando provável atraso no desenvolvimento referente  a avaliação do desenvolvimento  na ausência de um ou mais marcos para sua faixa etária.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita !deixe uma mensagem ,sugestões.

linkwithin