Se você e como eu que fica curiosa no que
vai acontecer na próxima etapa do meses do Bebês e o seu desenvolvimento motor . Aqui está uma tabela.
*Vigilância do desenvolvimento da
criança.
Vigiar o desenvolvimento da criança
nos primeiros anos de vida é de fundamental importância ,pois é nesta etapa da
vida extra-uterina que o tecido nervoso mais cresce e amadurece , estando
portanto mais sujeitos aos agravos . É importante estimular desde cedo o
desenvolvimento da criança para que ela adquira autoconfiança, auto-estima e
desenvolva capacidade de relacionar –se bem com outras crianças , com a família
e com a comunidade . Desse modo terá
maior possibilidade de tornar –se um adulto bem adaptado socialmente.
*Desenvolvimento motor do Bebê nas suas faixas etárias :
0 a 3ª meses
1º
mês –
Reage
perante barulhos muito altos e pode se assustar com barulho inesperado.
Passa boa parte do tempo dormindo. Quando ouve a voz dos pais, o bebê vira a cabeça.
Passa boa parte do tempo dormindo. Quando ouve a voz dos pais, o bebê vira a cabeça.
2º
a 3º meses –
O bebê já
começa a acompanhar objetos e pessoas com os olhos e reconhece os pais.
Abre e
fecha as mãos, leva-as à boca e suga os dedos. Segura
objetos com firmeza por certo tempo . Comunica-se através do
choro e ruídos. Imita alguns sons de vogal.
Nesta fase, é importante organizar a rotina do bebê, tornando os horários das atividades fixos, como por exemplo, trocar a fralda depois da mamada ou dar banho todos os dias na mesma hora.
Nesta fase, é importante organizar a rotina do bebê, tornando os horários das atividades fixos, como por exemplo, trocar a fralda depois da mamada ou dar banho todos os dias na mesma hora.
4º a 7 º
meses-
Fica
na postura de bruços e se apóia nos antebraços quando quer ver o que está
acontecendo ao seu redor. Rola de um lado para o outro.Primeiras
palavrinhas PA-pa , ma-ma.
Estende a mão para alcançar o objeto que deseja, transfere-o de uma mão para outra e coloca-o na boca. Ri quando algo o agrada e quando o desagrada mostra raiva através da expressão facial.
Nesta fase, alguns bebês podem demonstrar medo perante pessoas estranhas.
Estende a mão para alcançar o objeto que deseja, transfere-o de uma mão para outra e coloca-o na boca. Ri quando algo o agrada e quando o desagrada mostra raiva através da expressão facial.
Nesta fase, alguns bebês podem demonstrar medo perante pessoas estranhas.
Movimenta
a cabeça na direção do som escutado.
Pára de chorar ao ouvir música. Fica repetindo os seus próprios sons .
Pára de chorar ao ouvir música. Fica repetindo os seus próprios sons .
8º a 12º meses –
Fica
repetindo os seus próprios sons Engatinha e senta sem
apoio.
Consegue ficar em pé com apoio.Aponta para objetos ou pessoas.
Consegue ficar em pé com apoio.Aponta para objetos ou pessoas.
Demonstrar
raiva quando não é o centro das atenções.
Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia.
Reclama quando é contrariado.
Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia.
Reclama quando é contrariado.
Bate
palmas, joga beijo e entende quando lhe dizem tchau.
Balança a cabeça quando não quer alguma
coisa.
1º a 2º anos-
Com 1 ano e meio ,
começa a correr , chutar bola e subir em móveis, se zanga atira objetos. É
possessivo, não gosta de compartilha com as outras
crianças o brinquedos.Reconhece o próprio nome. Gosta de rabiscar no papel. Ainda não
compreende as regras.
2º
a 3º anos –
Gosta
de dançar, consegue acompanhar o ritmo da música batendo palmas.
Nesta fase a criança está pronta para abandonar o uso das fraldas. Mexe em tudo e faz mal criação, adora testar a autoridade. Tenta impor suas vontades.
Prefere companhia para brincar. As crianças nesta fase tem uma ótima compreensão, entendem tudo que é dito em sua volta.
Nesta fase a criança está pronta para abandonar o uso das fraldas. Mexe em tudo e faz mal criação, adora testar a autoridade. Tenta impor suas vontades.
Prefere companhia para brincar. As crianças nesta fase tem uma ótima compreensão, entendem tudo que é dito em sua volta.
3º a 4º anos-
Consegue vestir
suas roupas e tirá-las sem ajuda de um adulto.
Gosta de desenhar.Já consegue segurar um lápis na posição correta.Se interessa pelo sentimento dos outros e tenta confortar. Compreende os conceitos de igual e diferente.
Gosta de desenhar.Já consegue segurar um lápis na posição correta.Se interessa pelo sentimento dos outros e tenta confortar. Compreende os conceitos de igual e diferente.
É capaz de
separar os brinquedos por tamanho e cor.
4º
a 5º anos –
Domina o
uso do talheres .Agarra bola em movimentos e salta com habilidade.
Consegue
usar a tesoura , corta papel. Gosta
de pensar que esta grande e quer tomar suas próprias decisões.Gosta de inventar
suas próprias Histórias . Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números.
*Fique alerta
na tomada de decisão .
Quando provável atraso no desenvolvimento
referente a avaliação do
desenvolvimento na ausência de um ou
mais marcos para sua faixa etária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua visita !deixe uma mensagem ,sugestões.